Empresários já podem solicitar crédito do Pronampe em mais de 20 instituições habilitadas.

O Ministério da Economia fixou recentemente as regras do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), que foi sancionado pelo Presidente  da República como política permanente do governo federal. As empresas beneficiadas poderão obter crédito até 31 de dezembro de 2021

A Caixa Econômica Federal informou que, ao todo, serão disponibilizados R$ 6,3 bilhões, além disso, há possibilidade de solicitar o crédito em instituições como Itaú, Santander, Banco do Brasil, Bradesco, Sicoob entre outras, no total são mais de 20 instituições habilitadas.

Segundo a Receita Federal, 5,3 milhões de empresas têm direito ao crédito, sendo 4,3 milhões que integram o Simples Nacional e 1 milhão fora do regime simplificado. No Pronampe, a empresa pode tomar empréstimos de até 30% do valor da receita bruta anual registrada em 2019 ou 2020 (a que for maior).

Na nova rodada do Pronampe, as micro e pequenas empresas poderão tomar empréstimos com taxa de juros máxima de 6% ao ano mais Selic. Com a taxa básica de juros da economia fixada atualmente em 4,25% ao ano, os juros no Pronampe podem chegar a 10,25% ao ano.

O prazo para a empresa começar a pagar o empréstimo aumentou de oito para 11 meses e o prazo máximo do financiamento subiu de 36 parcelas para 48.